You are currently viewing Vereadores recebem Comissão para discutir ações de combate à abusos de crianças e adolescentes em Canaã

ASCOM/CMCC

Um grupo de vereadores de Canaã dos Carajás se reuniu na manhã desta quinta-feira, 13, com membros do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Conselho Tutelar, OAB, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SEMDS), Secretaria Municipal de Educação (SEMED), Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA) e o Juiz da Vara da Infância e da Juventude, Danilo Fernandes. O objetivo do encontro era traçar estratégias de combate à violação de direitos contra crianças e adolescentes no município. “A Constituição Federal diz que é dever da família, da sociedade e do estado garantir com absoluta prioridade o direito das crianças e dos adolescentes e mantê-los a salvo de qualquer violação, abuso”, relembrou Verônica Bezerra, vice-presidente da OAB –Subseção Canaã dos Carajás.

Em decisão consensual, a Câmara e os demais setores optou por usar o Plenário Sebastião Bruno Ferreira durante próxima Sessão Ordinária, para alertar a população, em especial o público infanto-juvenil,  acerca do aumento no número de casos de abusos e exploração sexual e sobre os meios em que eles podem efetuar as denúncias. O ato correrá na terça-feira, 18, no exato dia em que o Brasil celebra o dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes. “Esse dia não é para comemorar, é dia para reivindicar direitos. Nós temos muitas vítimas e precisamos dar conhecimento à essas pessoas, elas precisam saber que não são objetos de uso, elas são seres de direitos”, destacou a vereadora Maria Pereira, presidente da Comissão de Educação, Saúde e Meio Ambiente da CMCC.

Mais cedo, na terça-feira, 18, a Comissão irá promover uma carreata pelas ruas da cidade. A concentração será às 16h no Lago dos Buritis.