Vereadores participam de Sessão por videoconferência e pontuam caos na saúde pública

Vereadores participam de Sessão por videoconferência e pontuam caos na saúde pública

A Câmara Municipal de Canaã dos Carajás realizou na noite desta terça-feira, 23, a 8º Sessão Ordinária do Primeiro Período Legislativo remotamente, alguns parlamentares participaram de suas residências, enquanto outros se pronunciaram dos próprios gabinetes. A decisão foi baseada nas medidas de restrições por conta da pandemia causada pelo novo coronavírus.

A Casa de Leis apreciou mais seis proposituras parlamentares, entre elas, a construção de uma ciclovia, devidamente sinalizada, interligando Canaã à Agrovila Nova Jerusalém, de autoria do vereador Cleverson Zajac, MDB. “Toda a sociedade sabe o quanto aumentou o número de ciclistas em nosso município. Canaã já possui várias ciclovias no perímetro urbano, porém, nos locais onde os adeptos desse esporte precisam fazer seus percursos mais longos, eles enfrentam várias dificuldades como o trânsito e a falta de acostamento ao longo da rodovia que liga Canaã à Agrovila Nova Jerusalém. A falta de uma ciclovia nesse trecho pode resultar em acidentes com nossos ciclistas”, pontuou.

Werbet Felipe, PDT, fez duas proposições ao Executivo municipal, a implantação de um consultório médico itinerante (multiprofissional), com atendimento gratuito, para atender as demandas do município em especial a zona rural onde não há unidade de saúde e a que solicita a Revitalização e Reforma da Praças Públicas Jeremias Ribeiro de Santana e Santa Luzia. “O ideal seria ter uma unidade básica de saúde em cada assentamento, porém, muitos assentamentos ainda não estão regularizados, sendo assim indico o consultório itinerante que possa ir até esses locais, assegurando o direito de acesso à saúde dessas pessoas. Sobre a minha indicação nº 067/2021, os moradores dessa localidade me procuraram para solicitar a reforma dessas duas praças que, além da falta de estrutura física, outro fator que me chama atenção, é a segurança desses locais”.

Ainda na Sessão virtual, Dinilson José, MDB, passou a presidência para a vereadora Maria Pereira, PL, para fazer a defesa de suas indicações, ambas destinadas à Zona Rural de Canaã. “As pontes que existem nesses locais são muito antigas e o passar do tempo vem lhe causando sérios danos estruturais”, destacou o parlamentar sobre uma de suas indicações, a de nº 063/2021, onde solicita á prefeita Josemira Gadelha, MDB, que providencie a construção de 03 (três) pontes de concreto na VS – 45, uma sobre o Córrego Fumaça, outra sobre o Rio Verde e a última sobre o Rio Pupuzeiro, na zona rural.

O vereador também propôs a pavimentação asfáltica da VS – 45, trecho que liga a Vila Planalto em sentido ao Cristalino, até a divisa dos municípios de Canaã dos Carajás e Curionópolis.

Os vereadores que participaram da Sessão foram favoráveis às indicações que seguem agora para o gabinete prefeital.

No grande expediente, os vereadores, Maria Pereira, Cleverson Zajac, Flávio Gomes, Chefinho, Anuar Filho e Miguel da saúde falaram a respeito do recente aumento no número de casos da Covid-19 em Canaã e sobre o lockdown que começa amanhã na cidade e se estenderá por 12 dias.

Os parlamentares, em sua maioria, lamentaram a medida drástica, mas reforçaram a necessidade de colocar a saúde pública em primeiro lugar.

A próxima Sessão Ordinária será realizada no da 30/03, também através de videoconferência.

 

ASCOM/CMCC

Deixe uma resposta