You are currently viewing SESSÃO ESPECIAL MARCA ABERTURA DO SEGUNDO SEMESTRE NO LEGISLATIVO

SESSÃO ESPECIAL MARCA ABERTURA DO SEGUNDO SEMESTRE NO LEGISLATIVO

A 23ª Sessão Ordinária de 2021 foi Especial para marcar a abertura dos trabalhos legislativos do segundo semestre. A Câmara recebeu a Prefeita Josemira Gadelha, o vice Zito Augusto e todo o Secretariado. Na sessão também foi possível a participação do público, foi a primeira do ano que a comunidade pôde está presente com restrições mínimas visando o combate ao COVID-19.

Após a abertura, o Presidente da Câmara, Vereador Dinilson José, passou o cargo e usou a Tribuna para agradecer o apoio e a parceria de todos os vereadores, dos servidores da Câmara e dos Secretários do Executivo. Por fim Dinilson convocou a comunidade para participar cada vez mais das Sessões, as quais são destinadas a discutir os interesses da comunidade: “Compareçam a essa casa de leis. É muito importante que todos estejam presentes e quem não puder está aqui, acompanhe nas redes sociais, essa participação é de fundamental importância. ”                                                      

   Outros vereadores se inscreveram no Grande Expediente para usar a Tribuna. Miguel da Saúde, por exemplo, aproveitou para criticar empresas que vem de outros municípios e contratam servidores da saúde com salários fora da realidade local. Ele mostrou comparativos, por exemplo, onde servidores contratados pelo município de Canaã dos Carajás recebem até oito mil reais enquanto as empresas que vem de outros municípios pagam pouco mais de dois mil reais. “Nós temos que valorizar a nossa mão de obra local. Essas empresas não podem chegar aqui, pegar nosso dinheiro e ir embora. ” Sentenciou Miguel.

 

Maria Pereira lembrou do árduo trabalho que vereadores e executivo municipal terão neste segundo período de 2021: “O grande desafio desse segundo semestre é o PPA, porque é ele que determina o que o Governo Municipal vai fazer durante os próximos quatro anos. Por isso, nós precisamos, além da participação da comunidade, de uma participação mais direta dos secretários municipais porque são eles que discutem mais detalhadamente as demandas da sociedade e tem informações técnicas para debatê-las. ”

O vereador Cleves Criatura iniciou o uso da Tribuna pedindo um minuto de silencio aos presentes para homenagear as vítimas do COVID-19.  Depois citou o comprometimento dos vereadores e do executivo em seguir com a transformação de Canaã dos Carajás na cidade que o povo sonhou: “Reafirmo o compromisso de trabalhar dia e noite para contribuir com o desenvolvimento do nosso município. Para que possamos ter orgulho de olhar pra trás e sabermos que cumprimos com o nosso dever. ”

O Líder do Governo, Cleverson Zajac, informou as muitas indicações que foram apresentadas ao Governo Municipal no primeiro semestre. Ele atualizou os presentes sobre o andamento das que foram aprovadas: “Inúmeras indicações estão sendo cumpridas, tem muitas ações acontecendo por toda parte em nosso município. E isso indica que todos estão comprometidos com o desenvolvimento de Canaã dos Carajás. ” Cleverson aproveitou ainda para avaliar suas 17 indicações apresentadas no primeiro semestre: “Nesse segundo semestre vou focar em menos indicações, mas que sejam de grande valia e possam ser executadas. ”

Já no Pequeno Expediente o vereador Webert Felipe agradeceu a realização da maioria de suas indicações, após apresentar um relatório com todas as demandas levadas ao poder executivo. O Vereador Wilson Leite também usou a Tribuna no Pequeno Expediente e reclamou da dificuldade que os vereadores tem de contatar os secretários municipais para discutir demandas que eles recebem e lembrou: “A política é o único instrumento capaz de mudar a vida das pessoas. Quando ela é voltada para atender interesses pessoais é muito triste. ”

Ainda no Grande Expediente o Vice-Prefeito, Zito Augusto citou a importância do trabalho dos vereadores e se colocou a disposição para debater as possíveis soluções:  “sei o quanto é importante a função do parlamentar e a dificuldade pela qual passa o vereador, porque sei como é grande as cobranças e ainda mais agora com o advento das redes sociais. Mas sei também o comprometimento do Governo em buscar respostas e soluções para todos os problemas apresentados. ”

A Prefeita Josemira Gadelha fez um breve relatório das atividades, projetos e ações de cada secretaria e autarquia. Mas aproveitou para destacar a árdua batalha contra o COVID-19: “Hoje podemos está aqui, recebendo um público, porque nós investimos muito no combate a essa Pandemia. Não apenas na estrutura e nos profissionais, mas também na busca por vacina. Aos poucos estamos vencendo essa doença, com muito trabalho”. A Prefeita também citou o bom relacionamento com o Governo do Estado e  informou sobre a presença de Helder Barbalho em Canaã dos Carajás no próximo sábado: “O Governador estará sábado em Canaã dos Carajás para participar da inauguração dos cinco quilômetros da VS-58 e anunciar a segunda etapa da Rodovia Transcarajás que é um dos nossos grandes compromissos com a população de Canaã dos Carajás e da Região.

ASCOM/CÂMARA

Deixe um comentário