Recuperação de campo e asfalto, creche e mais benefícios para a zona rural foram pautas da 4ª Sessão Ordinária em Canaã dos Carajás

Vereador Cleverson Zajac

Mais benefícios para os moradores da Zona Rural. Na Sessão Ordinária desta terça-feira, 23, na Câmara Municipal de Canaã dos Carajás, o líder do governo no Legislativo, Cleverson Zajac (MDB), pediu ao Executivo a construção de pontos de ônibus na estrada de acesso à Agrovila Nova Jerusalém. “A comunidade depende de ônibus e às vezes os moradores ficam mais de hora no sol ou na chuva e se espremendo “num barraquinho”. Nos finais de semana, as pessoas usam muito o transporte público para deslocar-se para fazer suas compras tanto em Parauapebas quanto em Canaã, por isso, é interessante que se faça esse ponto de ônibus nesses dois sentidos da via”

Durante a Sessão, também estiveram presentes os vereadores Zé do Bode (MDB) e Léo Márcio (Pros) do município de Parauapebas.

O vereador Wilson Leite (PODE), propôs que 5% dos imóveis do programa Municipal Moradia Digna seja destinado aos moradores da Zona Rural. “As moradias dos nossos colonos não são decentes. Qual a possibilidade do Poder Executivo de transformar isso em projeto de Lei? Eu também queria indicar que o poder Executivo criasse o programa Nacional de Habitação Rural, sugeriu”.

Presidente da Câmara Dinilson José de

Já para a Vila Planalto, o presidente da câmara, Dinilson José (MDB) solicitou a construção de uma creche além recuperação do campo de futebol. “A Vila é um local com muitas pessoas que necessitam deixar seus filhos para trabalhar e a população precisa muito que estejamos sempre à favor da educação” Quanto ao campo, há mais de dois anos nós tentamos readequar aquele ambiente, que é o único local onde os jovens têm para praticar esportes. Nas demais vilas já estão sendo construídos os seus campos, mas a 45 foi a primeira a receber um campo, mas ficou parado no tempo sendo que as pessoas também brincam lá nos fins de semana”.

Zona Urbana

Vereador Cabelo

Para o Bairro Esplanada, o vereador Cabelo (PATRIOTA) indicou a construção de uma creche. “Aquele local está abandonado, as pessoas estão apenas usando drogas lá. Essa indicação vem para ajudar às mães de família local para poder deixar os seus filhos e poder sair para trabalhar”

Vereador Chefinho

Por fim, o vereador Chefinho (PL), solicitou a recuperação asfáltica de ruas e avenidas do Bairro Vale dos Sonhos. “Devido a quantidade de buracos, o tráfego de veículos está sendo prejudicado. Os ônibus que transportam os funcionários da Vale não estão indo em todas as ruas. A maioria das pessoas de lá trabalha na Vale e precisa acordar 3h ou 4h da manhã. Agora nós estamos em período de chuva e não tem como os funcionários saírem de casa para ir até o local onde os ônibus passam”.

O Secretário Municipal de Desenvolvimento Rural, Júnior Garra, sentou na cadeira e honra e, ao usar a tribuna, lembrou de suas indicações que ficaram pendentes enquanto esteve vereador e pediu a execução das mesmas.