You are currently viewing QUATRO INDICAÇÕES E DEBATE SOBRE EMPREGOS MARCAM 25ª SESSÃO ORDINÁRIA

QUATRO INDICAÇÕES E DEBATE SOBRE EMPREGOS MARCAM 25ª SESSÃO ORDINÁRIA

A 25ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Canaã dos Carajás foi marcada por um debate sobre o preenchimento das vagas de emprego oriundos da atividade mineral, a principal do município. Mas, também, foram apresentadas indicações ao Poder Executivo. O Vereador Cabelo, através da indicação 090/2021, indicou a necessidade de construir uma praça no Bairro Vale da Benção que atenda adultos e crianças e seja opção de lazer para este público. Na defesa da proposta Cabelo disse que o bairro apresenta esta necessidade e pediu apoio aos seus colegas para aprovação: “Eu peço com muito carinho aos meus colegas que aprovem essa indicação. ”  Webert Felipe se manifestou logo após para parabenizar a iniciativa e garantir apoio. A indicação foi aprovada por unanimidade.

A indicação 101/2021 de autoria do vereador Criatura, solicita a instalação de rede de água e esgoto no bairro Bela Vista, localizado próximo das Casas Populares, o bairro é um dos poucos que ainda não tem esse tipo de estrutura, fato que justifica a iniciativa do vereador. Ninguém discutiu o assunto e a indicação foi aprovada por unanimidade. Criatura agradeceu: “Eu quero agradecer a cada vereador pela aprovação, os moradores daquele bairro estão ansiosos por esta obra. ”

Maria Pereira apresentou a indicação 123/2021 solicitando a ampliação do prédio do CECON. A vereadora justificou informando que já havia feito uma indicação semelhante mas a ampliação não foi concluída: “Até o momento ainda não foi concluído a obra que indicamos anteriormente e nesse momento o espaço ainda é insuficiente. Estamos indicando, agora, essa ampliação com sala de lazer, sala de vídeo e piscina para que tenhamos um espaço que alegre nossos idosos. ” Miguel da Saúde destacou a importância do CECON e parabenizou a vereadora pela iniciativa. O Líder do Governo, Cleverson Zajac prometeu apoio e se dispôs a dialogar com o Executivo para acelerar a obra. Já Wilson Leite lembrou que o CECON está desativado desde o início da pandemia e também aponta a necessidade da intervenção do município: “Ali tem espaço para ser ampliado e ali merece ter essas obras. Parabéns vereadora pela indicação. ”  A matéria foi aprovada.

Na indicação 130/2021 Cleverson Zajac aponta a necessidade da implantação de bicicletários em órgãos públicos e nas principais avenidas da cidade. Com a construção de quase sete quilômetros de ciclovias o aumento do uso de bicicletas é notório e apenas em poucos lugares como na feira do produtor, é colocado à disposição da população um lugar seguro para estacionar suas bicicletas. Cleverson aponta a segurança como principal justificativa para a indicação: “Aumentou muito o número de bicicletas e consequentemente os roubos destes aparelhos e é necessário que possamos proteger esses bens que muita gente utiliza.” Maria Pereira discutiu o assunto para dizer que realmente existe essa necessidade e as pessoas tem dificuldade para resguardar seus bens. A indicação foi aprovada por unanimidade.

EMPREGO

A discussão sobre os empregos gerados pela atividade mineral no município começou com a informação apresentada por Wilson Leite: “3.500 empregos foram criados e somente 500 foram destinados ao povo de Canaã e os outros, vieram de onde? Temos que saber o que está acontecendo”. O Vereador Chefinho concordou e se posicionou sobre a matéria: “É dever da Vale ajudar o município a realizar obras e desenvolver ações para diminuir o impacto social causado pela atividade mineral”.  Cleverson Zajac também discutiu o assunto e garantiu: “Não podemos permitir que os cidadãos canaanenses possam ser prejudicados com ofertas de emprego que a nossa população não tenha direito de ocupar”.  Maria Pereira disse que o fato de apenas 500 pessoas de Canaã ocupar postos de serviço diante de uma oferta de mais de 3.500 não passou despercebido e a Câmara vai tomar iniciativa diante de tal realidade: “O que está acontecendo não se sabe. Mas não estamos desatentos. Estamos investigando o motivo de estarem trazendo ajudantes de pedreiro de outras cidades e não estão contratando pessoas de Canaã”. Já o vereador Cabelo garantiu apoio na discussão: “Nós, como parlamentares, vamos até o fim para lutarmos pelo povo de Canaã dos Carajás”.  O vereador Antônio do Lanche também lembrou da responsabilidade dos parlamentares na defesa dos interesses da comunidade: “Eles não vieram visitar Canaã, eles vieram tirar o nosso minério, acabou eles vão embora. Queremos que os empregos, aqui gerados, tenham como prioridade os cidadãos de Canaã, porque o povo nos elegeu para o representarmos e queremos que o povo seja beneficiado”.  Flávio Gomes destacou a importância da parceria com a mineradora, mas garantiu que o cidadão Canaanense seja prioritário na ocupação de vagas no município: “Queremos que a Vale continue sendo parceira do município, mas precisamos dá oportunidade para o nosso povo”.

ASCOM/CÂMARA