You are currently viewing PARQUE DE VAQUEJADA, CALÇADAS PADRONIZADAS E SEMÁFOROS SÃO ALGUMAS DAS INDICAÇÕES NA 31ª SESSÃO ORDINÁRIA

Os vereadores de Canaã dos Carajás se reuniram nesta terça-feira (28/09) em Sessão Ordinária onde deliberaram sobre várias matérias com destaque para as indicações dos parlamentares. O vereador Anderson Mendes foi o primeiro a usar a Tribuna para defender sua indicação de número 008/2021 que solicita a aquisição de uma área para a construção do Parque de Vaquejadas Municipal. Pessoas envolvidas neste esporte estavam no Plenário acompanhando a discussão. Anderson justificou o pedido: “A vaquejada não é só uma brincadeira, é um esporte que movimenta milhões por ano no Brasil. Hoje temos em Canaã vários lugares com pistas de vaquejada espalhadas pela zona rural. Mas quando é um evento maior os praticantes têm muitas dificuldades de receber apoio para melhoria das estruturas porque são áreas particulares. E o parque municipal vai acabar com essa dificuldade”.

O vereador Dinilson José, Presidente da Casa, apresentou duas indicações, a 131 e 145/2021 ambas solicitando a construção de calçadas padronizadas nos bairros Jardim Bela Vista e Vale do Sossego respectivamente. Para Dinilson segurança e qualidade de vida são os principais motivos da indicação. “Nosso objetivo é dá mais segurança aos pedestres que hoje dividem espaço nas ruas com os veículos por que não tem calçadas nesses bairros. Mas é importante lembrar que as calçadas também embelezam os bairros e proporcionam qualidade de vida. A exemplo do que já temos no Novo Horizonte”.

A indicação 158/2021 de autoria do vereador Miguel da Saúde, solicita a implementação de campanha com o objetivo de realizar-se anualmente consultas oftalmológicas para as crianças que estudam na rede pública municipal de ensino. Para o vereador o atendimento nesta área deve ser amplo, não apenas com a consulta mas também com a aquisição de óculos para aqueles que necessitarem. Miguel justificou seu pedido: “Na minha experiência como enfermeiro eu sei que muitas crianças apresentam problemas na visão e isso causa, inclusive, evasão escolar e muitos outros problemas sociais. Diante disso é muito importante que aprovemos este projeto para, além dos exames, a prefeitura também possa doar os óculos”.

Calçadas padronizadas voltou a pauta na indicação 163/2021 de autoria do vereador líder do Governo, Cleverson Zajac, desta vez acompanhada de meios-fios e lombadas na Vila Bom Jesus. Cleverson informou que está realizando a ação Gabinete Itinerante iniciando o projeto pela Vila Bom Jesus onde detectou a demanda de sua indicação. Ele justificou o pedido. “Todos aqui conhecem a Vila Bom Jesus e todos sabem que lá foi feito o asfalto mas não concluíram o meio fio e sarjeta, então venho pedir ao governo municipal, não apenas a construção das calçadas padronizadas, mas também a conclusão de meio fio e lombadas nas principais ruas da vila”.

Sinalização com semáforos foi o tema da indicação 164/2021, de autoria da vereadora Maria Pereira. Ela solicita a instalação de um semáforo, na Avenida Ouro Preto no cruzamento com a Rua 06, próximo a Escola Carmelo mendes, no bairro Ouro Preto. A vereadora disse que a indicação atende uma solicitação da população: A pedido de moradores daquele bairro, a pedido de pais de alunos da Escola Carmelo Mendes, venho apresentar essa indicação, tem muitos aparelhos públicos sendo instalados naquela região e a trafegabilidade tem aumentado consideravelmente por ali. E é necessário a implantação de semáforos naquele cruzamento”. O cruzamento fica próximo  do novo prédio da Câmara Municipal, da nova praça de alimentação, do prédio da Usina da Paz e do futuro parque de exposições agropecuárias. Todas as indicações foram aprovadas.

ASCOM/CÂMARA