Em Sessão Ordinária, parlamentares aprovam mais seis indicações em benefício de Canaã

Com o público reduzido, foi realizada na noite desta terça-feira, 9, a 2ª Sessão Ordinária de 2021 da Câmara Municipal de Canaã dos Carajás.

Em pauta, a discussão e votação de seis indicações ao Executivo municipal.

O vereador Miguel da Saúde, MDB, solicitou a redução para 30h semanais a jornada de trabalho dos profissionais da saúde. “O que nós estamos fazendo é diminuindo os custos operacionais, uma vez que, a partir do momento que oferecemos melhores condições aos profissionais, se diminui a evasão trabalhista. Eu quero que vocês lembrem desses profissionais que estão trabalhando na linha de frente, que merecem esse prêmio, pois todos nós estamos vendo como em árduo esse trabalho”, destacou.

A recuperação e continuação asfáltica da VS-52 incluindo sinalização, iluminação pública e ciclovia em todo o trecho, foi a indicação nº003/2021 do vereador Werbet Felipe, PDT. “Ela se encontra em péssima qualidade, tendo em vista que os maiores prejudicados são os nossos munícipes que precisam usar com frequência a VS-52. Vale a pena ressaltar que os danos materiais que as pessoas estão sofrendo são enormes. Peço que os direitos dos nossos cidadãos de ir e vir sejam respeitados. Esse trecho está muito crítico, sem falar que já tivemos vários acidentes com vítimas fatais naquela localidade”, frisou.

O vereador Anuar Filho, PODE, indicou a construção de unidades de saúde para atender os moradores das vilas Feitosa, Agrovila Nova Jerusalém e Vila Canaã. “Fica muto difícil para essas pessoas virem para a cidade em busca de atendimento. Esses postos já se encontram previstos na Lei de Orçamento Anual do Município”.

A quarta indicação da noite foi feita pelo vereador Cleves Augusto, o Criatura, PDT, que pediu ao executivo a instalação de painéis de semáforos com contagem regressiva. “A gente pára o carro no semáforo e não sabe quanto tempo falta para ele abrir, o pedestre não sabe quanto tempo ele tem ainda para passar. O fluxo de carros está crescendo muito e a gente precisa que exista um semáforo com contagem regressiva para que o trânsito flua melhor e todos possam trafegar com mais segurança”.

O líder do governo no Legislativo, vereador Cleverson Zajac, MDB, solicitou a perfuração e instalação adequada de 100 poços artesianos, distribuídos nas regiões da Vila Bom Jesus, Vila Ouro Verde, Assentamento Marajaí e demais regiões da Zona Rural do município. “Essa indicação é de grande relevância para a comunidade da Zona Rural, uma vez que, no período de estiagem começam os problemas. Não podemos esquecer dos nossos produtores rurais que nesse período sofrem com a falta de água. Muitas propriedades passam por dificuldade tanto com a falta água para consumo como para o trabalho no campo”.

A vereadora Maria Pereira, PL, apresentou uma indicação em prol de alunos e professores da Escola Municipal de Ensino Fundamental Francisca Romana. A parlamentar indicou a desapropriação dos terrenos localizados ao lado da escola para que a mesma possa ser ampliada. “Essa escola atende uma demanda muito grande de alunos. O espaço físico dela é muito pequeno. Tem gente que nem imagina que os filhos estão estudando em contêiner, vamos olhar para o lado dos nossos alunos, dos nossos profissionais. Lá não tem espaço. Esse é o momento de tomar iniciativa e ampliar o prédio que precisa reformar e ampliar tanto para o bem dos nossos alunos como para os profissionais da educação”, defendeu.

Todas as indicações foram aprovadas por unanimidade entre os presentes.

Devido ao feriado de Carnaval, a próxima Sessão Ordinária acontecerá no dia 18/02. Fonte: ASCOM