You are currently viewing EDUCAÇÃO FINANCEIRA NAS ESCOLAS, VILA MELHOR IDADE, LANCHONETE COLETIVA E SEMAFOROS INTELIGENTES ESTÃO ENTRE AS INDICAÇÕES DA 32º SESSÃO DE 2021

Os vereadores não economizaram indicações. Foram oito apresentadas na 32ª Sessão Ordinária de 2021, realizada nesta quarta-feira (06/10). Duas delas foi do Presidente da Casa, Dinilson José. A 070 e a 120/2021 pedindo ao Executivo Municipal que providencie a iluminação pública dos dois lados da Avenida Perimetral Sul e a implantação de um programa com cursos profissionalizantes, junto a Secretaria de Desenvolvimento Social (SEMDES), bem como a aquisição de caminhão para implantar salas de aulas itinerante com o intuito de levar os cursos profissionalizantes a zona rural, respectivamente. Dinilson justifica as solicitações: “Essa avenida é a que liga o centro até o bairro das casas populares e é necessário ciclovias e iluminação para maior segurança aos ciclistas e pedestres que trafegam por ali. Quanto ao caminhão para fazer esse atendimento de forma itinerante é de extrema importância porque temos muitos jovens na zona rural que precisam dessa instrução e não tem condições de vir à cidade para adquirir informações através de treinamentos”.

O Líder do Governo Municipal também apresentou duas indicações. Uma delas em conjunto com o vereador Webert Felipe. A 162/2021 pede a construção de uma Escola Municipal de Ensino Fundamental e Infantil no Bairro Cidade Nova, essa em parceria com Webert e a 168/2021 que solicita a instalação de Semáforos Inteligentes, neste municipal. Este tipo de semáforo funciona através de luz solar e baterias, facilitando a utilização caso a energia elétrica seja interrompida. As luzes dos semáforos acendem e apagam conforme o fluxo de veículos, melhorando a trafegabilidade. “Nós buscamos todas as informações pensando no princípio da economicidade para o município porque não vai ter que desapropriar nenhum terreno e vai atender um grande numero de crianças devido a sua localização. E a escolha pelo modelo de disciplina militar é em função do bom exemplo que já temos com a Escola Ronilton Arildal”  – justificou Cleverson. Webert também defendeu a indicação: “O que queremos não é apenas fazer o prédio, mas sim implantar a escola de tempo integral e com a participação Militar para atendermos esses bairros próximos onde a escola será implantada”.

Webert Felipe indicou ao executivo municipal a inclusão de disciplina voltada à educação financeira no âmbito das aulas de Matemática do ensino Fundamental da rede municipal de educação. Segundo a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), o conceito de educação financeira é o processo que permite melhorar a compreensão em relação aos produtos e serviços financeiros, se tornando capaz de fazer escolhas de forma bem informada. Em outras palavras, educação financeira é a habilidade de entender como o dinheiro funciona. Webert justifica o pedido: “Necessitamos de uma boa formação para equilibrarmos o forte assedio do mercado e ensinar as crianças a lidar com as finanças e com as ofertas que recebem. Garantir que todos façam melhor uso dos recursos financeiros e de créditos é garantir também uma melhor condição de vida a todos.”

Já a vereadora Maria Pereira solicitou a Construção da Vila Melhor Idade, através da indicação 159/2021. Neste tipo de vila as residências são adaptadas para garantir mais qualidade de vida a seus moradores. Geralmente faz parte da vila um Centro de Convivência equipado com refeitório, sala de estar, banheiros, cozinha, além de espaço para atividades de lazer com televisão, computadores, ar-condicionado e aparelhos de som. Nós temos uma parcela muito grande de idosos e que não tem onde morar e a vila é um projeto muito interessante. Só pra esclarecer: a casa não será de propriedade do idoso e o município vai administrar para que, quando uma casa for desocupada, a prefeitura cederá para outo idoso”. Disse Maria Pereira em sua justificativa.

Construção do Velório Municipal, em uma área central da cidade. Este foi o pedido feito pelo vereador Antônio do Lanche através da indicação 166/2021. Pra ele é uma obra necessária para o município.”Muitas pessoas me procuram pra que a gente disponibilize um espaço para que façam o velório de seus ente queridos e esse espaço não existe hoje em Canaã e é por isso que apresento esta indicação e espero o apoio dos nobres colegas vereadores”.

Na indicação 120/2021 o vereador Anderson Mendes pede a construção de um espaço para lanchonete coletiva no Lago Buriti na Rua Igarapé Mirim, Bairro Jardim Florido. Esta indicação tem como finalidade básica a valorização dos trabalhadores ambulantes. As lanchonetes coletivas trarão mais segurança e conforto para esses trabalhadores”. Disse Anderson Mendes em sua justificativa.

Os vereadores também discutiram e votaram os projetos de lei Projeto de Lei n° 020/2021, proposto pela Ver Maria Pereira que estabelece a prática de atividades físicas como essenciais no período de moléstias contagiosas, catástrofes naturais e pandemia. Projeto de Lei nº 030/2021, proposto pelo vereador Anuarinho, que dispõe Sobre a Publicação, na internet, da lista de espera dos usuários da rede de saúde pública municipal, que aguardam por consultas, exames e intervenções cirúrgicas. Projeto de Lei nº 031/2021, também proposto pelo vereador Anuarinho que dispõe Sobre a divulgação na internet de dados e informações sobre os Conselhos Municipais e sua atuação na página oficial da Prefeitura Municipal de Canaã dos Carajás. Os projetos foram aprovados em discussão única.

ASCOM/CÂMARA