You are currently viewing Conduzida pelo Vereador Clevis Criatura Câmara realiza 19ª Sessão Ordinária

Conduzida pelo Vereador Clevis Criatura Câmara realiza 19ª Sessão Ordinária

Transporte público e Projeto de Lei sobre a ampliação do limite para a abertura de créditos suplementares ao orçamento são os principais assuntos.

 

O vereador Clevis Criatura conduziu os trabalhos da 19ª Sessão Ordinária do Poder Executivo Municipal, realizada nesta terça-feira (08/06). Clevis é o vice presidente da Mesa Diretora da Casa e substituiu o Presidente Dinilson José, que justificou a ausência por problemas de saúde. Clevis abriu a Sessão desejando breve recuperação ao Presidente e em seguida pediu um minuto de silêncio em homenagem as vitimas do COVID-19 em Canaã dos Carajás, que na semana passada chegou ao número de 100 óbitos.

Para deliberação dos vereadores duas indicações do vereador Webert Felipe e um projeto de lei do Poder Executivo. Webert apresentou a indicação 053/2021 para que seja tomada as medidas legais de implantação de Transporte Coletivo Regular no município. E justificou dizendo que o assunto “deve ser prioridade para o Executivo municipal em razão da necessidade urgente para implantação desse serviço.” O vereador Miguel da Saúde usou a palavra para lembrar que “essa indicação já foi apresentada na legislatura anterior e é necessário implantar o serviço e também normatizar as paradas existentes para uso dos ônibus que transportam trabalhadores das empresas que atuam no município.” Cleverson Zajac também usou a palavra para parabenizar o vereador Webert Felipe pela indicação e aproveitou para informar que “essa pauta é tão relevante que já está sendo debatida pelo executivo municipal”. O Vereador Wilson Leite também lembrou que o projeto está em tramitação, mas ponderou que “é muito simples o executivo municipal implantar o transporte coletivo, porém, tem que ouvir as cooperativas que já prestam esse serviço em Canaã… Essas pessoas têm que ser ouvidas.” Na votação da indicação os vereadores aprovaram por unanimidade.

Na outra indicação, a 082/2021, Webert solicita ao Executivo Municipal a construção de um Cineteatro, justificando que “o município precisa de um espaço público para as manifestações artísticas dos muitos fazedores de cultura do município.” Ninguém discutiu a matéria e consequentemente foi aprovada por unanimidade.

Na Ordem do Dia foi colocado em discussão o Projeto de Lei 014/2021 de autoria do executivo municipal e Dispõe sobre a ampliação do limite para a abertura de créditos suplementares ao orçamento, consoante autorização prevista no art. 6º da Lei Municipal nº 910/2020 e no art. 8º da Lei Municipal n° 930/2020. O primeiro a discutir a matéria foi o vereador Cleverson Zajac que, na qualidade de líder do Governo, pediu apoio aos colegas na aprovação justificando que o projeto serve para que “o executivo municipal tenha condições de fazer os investimentos necessários em obras e serviços que atendam as expectativas dos cidadãos”. A vereadora Maria Pereira também usou a palavra para esclarecer: “O que nós estamos fazendo é autorizando o remanejamento do orçamento para atender as necessidades do executivo e não acrescentando nada ao orçamento já existente.”

O Vereador Clevis Criatura passou a presidência para Maria Pereira, 2º Vice-Presidente, para também usar a Tribuna e defender a aprovação do Projeto. Pra ele “o projeto é de suma importância e vai dá condições ao governo de remanejar o orçamento de uma secretaria para outra para que possa cumprir com o compromisso de melhorar a vida das pessoas.” O Projeto foi aprovado por unanimidade em primeira discussão.

ASCOM/CÂMARA

Deixe um comentário