You are currently viewing BAIRROS VALE DA BENÇÃO, IMIGRANTES E CHACREAMENTOS DA VS-52 TEM INDICAÇÕES PARA RECEBEREM BENEFICIOS

A 30ª Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores de Canaã dos Carajás teve cinco indicações de parlamentares aprovadas e dois Projetos de Lei do Executivo, um deles aprovada em discussão única e o outro aprovado em primeira discussão tendo agora que passar por uma segunda votação.

O vereador Anderson Mendes foi o primeiro a usar a Tribuna para defender a indicação 115/2021 de sua autoria. Ele pede obras de terraplanagem, drenagem, pavimentação asfáltica e rede de esgoto no Bairro dos Imigrantes. É um bairro que se localiza a aproximadamente 10 quilômetros da sede do município fora do perímetro urbano o que dificulta a chegada de benefícios. Mesmo assim Anderson aponta a necessidade urgente de que algo tenha que ser feito em benefício dos moradores daquela área: “É um bairro que precisa ser asfaltado o mais rápido possível porque a população sofre no verão com a poeira e no inverno com a lama. É um bairro carente e precisa de apoio dos vereadores e do poder executivo”.

Dinilson José, Presidente da Casa, apresentou a indicação 133/2021 solicitando à Prefeitura a construção de calçadas no Bairro Vale da Benção. Dinilson explicou o que motivou o pedido: “É um bairro populoso e precisa de mais essa obra. Hoje pedestres são obrigados a dividirem as ruas com os veículos, o que é um perigo. Precisamos fazer as calçadas naquele bairro por uma medida de segurança”.

Por sua vez o vereador Webert Felipe solicitou ao Executivo Municipal, através da indicação 153/2021, a criação e construção de um Centro Educacional, Cultural e Esportivos na região dos chacreamentos da VS- 52. Pra ele a demanda da região é grande e justifica o pedido. “Vai beneficiar cerca de mil crianças daqueles chacreamentos. Nosso objetivo é oferecer a essa comunidade a oportunidade para essas crianças praticarem atividades esportivas e culturais. Esse é o motivo que trago essa indicação e peço o apoio de todos os vereadores para sua aprovação”.

A indicação 155/2021 teve dois autores. Miguel da Saúde e Flávio Gomes em conjunto pediram a Prefeitura que seja elaborado e executado um projeto lei que institui um auxílio para os peixeiros em função do prejuízo causado pela repercussão da possibilidade das pessoas contraírem a doença conhecida como urina preta em função do consumo de peixe. Miguel disse que essa questão mexe com a economia local e essa é a justificativa para o pedido: “Essa indicação tem uma importância muito grande porque trata da economia local. Os peixeiros já vem sofrendo com a pandemia e agora com o surgimento dessas informações sobre a doença da urina preta prejudicou ainda mais esta classe e esse projeto de lei vem para amenizar a situação dos peixeiros da nossa cidade”. Flávio Gomes também defendeu a indicação: “Nós não podemos deixar de dar esse apoio a essa classe que vem sofrendo muito com toda essa questão sobre a doença da urina preta. Precisamos apoia-los e esse auxilio pode ser a solução”.

O vereador Chefinho também apresentou uma indicação pedindo a implantação de semáforo na rua Teotônio Vilela, cruzamento com a rua da Torre, no centro. Recentemente a Prefeitura instalou semáforo em três novos cruzamentos sendo dois deles da Avenida dos Pioneiros e um na Weine Cavalcante. Chefinho justificou o seu pedido: “Muitos acidentes já ocorreram naquele local e precisamos tomar uma providência. O trafego aumentou muito em Canaã por causa do aumento da população e uma sinalização com semáforo é uma solução rápida e viável”.

Todas as indicações foram aprovadas por unanimidade. Também foi aprovado em discussão única o Projeto de Lei 027/2021 de autoria do Executivo Municipal que declara de utilidade Público para fins de desapropriação, áreas urbanas a serem utilizadas para a ampliação da Escola Municipal de Ensino Fundamental Francisca Romana dos Santos.  Outro Projeto de Lei, de autoria do Executivo, aprovado em primeira discussão foi o 028/2021 que dispõe sobre a inserção do Programa Asfalto no Campo ao Plano Plurianual de 2021.

ASCOM/CÂMARA