You are currently viewing Após adotar medidas mais restritivas contra a Covid-19, CMCC realiza 5ª Sessão Ordinária

Na noite desta terça-feira, 02, a Câmara Municipal de Canaã dos Carajás realizou a 5ª Sessão Ordinária de 2021. O plenário Sebastião Bruno Ferreira foi palco mais uma chuva de indicações aprovadas em benefício da sociedade.

Anuar Filho

O vereador Anuar Filho, PODE, foi o proponente da indicação Nº 004/2021 que dispõe da criação de uma Casa de Apoio à Mulher em situação de violência doméstica e familiar. “Faz parte da minha campanha essa indicação onde o objetivo consiste na proteção, prevenção e assistência às mulheres que sofrem violência. Esse projeto visa assegurar os direitos fundamentais à vida, à segurança e à família para reduzir o índice de violência contra mulher em Canaã, onde só nos primeiros 20 dias do ano de 2021, 13 mulheres foram agredidas na cidade”.

A pavimentação asfáltica de seis VS’s (03, 48, 58, 76, 80 e 81) é de autoria do vereador Clevis Augusto (Criatura), PDT. “Sou conhecedor dos problemas dos nossos produtores rurais, das dificuldades que eles enfrentam com as vicinais. Temos o transporte escolar que sofre no período chuvoso e nós que temos que trazer uma melhor condição de tráfego para município”.

Webert Felipe

Werbet Felipe, PDT, propôs ao Executivo a viabilização através de uma parceria com o Governo do Estado para a duplicação da PA-160, no trecho que liga Canaã à Vila Planalto. “Essa rodovia é o principal acesso ao nosso município, já o trecho para a duplicação corresponde apenas a 17 km e possui um tráfego intenso, é uma rodovia de muita movimentação e que se divide em espaço entre veículos grandes e pequenos.
Também é de autoria do parlamentar a melhoria urbana em quatro pontos da cidade. “Com relação à indicação Nº 046/2021”, o aumento no fluxo de veículos é grande por isso quero trazer soluções e melhorias para quatro pontos na cidade (Avenidas América, Ipê com acesso à estrada do S11D, um trecho entre a Av. Weyne Cavalcante com a estrada de acesso ao S11d e na Avenida Antônio Benedito de Almeida com a Rua das Violetas)”.

Dinilson José

O presidente do Legislativo, Dinilson José, MDB, indicou para a Vila Planalto, a instalação e manutenção de iluminação pública com lâmpadas de LED na Avenida Cristalino, Rua Narciso Brandão e no trecho de acesso à Escola Municipal Adelaide Molinari, bem como a substituição gradual das tais lâmpadas das demais vias. O parlamentar também é autor da indicação Nº 037/2021, que dispõe sobre a construção de um CRAS (Centro de Referência da Assistência Social), no Bairro Residencial Canaã. “As lâmpadas que lá existem são ainda daquelas fluorescentes e o ideal seria que fossem substituídas por LED. Quanto ao CRAS no Bairro Residencial Canaã, já existe um atendimento, mas funciona no mesmo local do centro comunitário e o Bairro precisa da construção de um prédio próprio”

Cleverson Zajac

Para atender os moradores dos bairros Vale da Benção e Santa Vitória (Motocross), o vereador Cleverson Zajac, MDB, propôs a construção de duas creches. “Nós temos que pensar na educação dos nossos cidadãos desde os primeiros anos de vida. Nesse momento nós estamos passando por uma pandemia, mas tão logo tudo isso vai passar e não podemos esquecer da educação. Esses dois setores e os bairros vizinhos têm uma demanda muito grande de criança e muitas mães deixam de ocupar uma vaga no mercado de trabalho, mesmo tendo qualificação, porque não têm com quem deixar seus filhos para trabalhar. As creches que nós temos hoje não são suficientes para atender a demanda, por isso a necessidade da rápida construção desses duas núcleos de educação infantil para a nossa sociedade”.
Todas as indicações foram aprovadas por unanimidade entre os parlamentares e seguem para a apreciação da prefeita Josemira Gadelha, MDB.